Volta às Aulas Começa em Casa

O ano letivo dos filhos já está quase começando, mas o primeiro dever de casa fica por conta dos pais que, além de se preocuparem com a lista de materiais, colégio, uniforme e transporte, devem levar em consideração outro detalhe importante, o fato de que boa parte dos momentos de estudos acontecem em casa. Logo, ter um ambiente preparado para isso é tão necessário quanto matricular a criança em uma excelente escola.

De acordo com as arquitetas da Abaurre Arquitetura, Leticia e Flavia Abaurre, o primeiro e mais importante passo é projetar um espaço adequado e bem elaborado, para que o momento de estudo se torne menos cansativo e mais estimulante. Para isso, os locais de aprendizagem devem ser projetados próximos ao vão de iluminação e ventilação para captarem luz natural durante o dia. “No período da noite, recomendamos uma luminária de mesa com lâmpada fria, por conta da reprodução de cores adequadas e intensidade de luz”, sugerem.

As arquitetas também indicam mobiliários com tamanhos corretos para proporcionar mais conforto para o estudante. “As bancadas de estudo devem ter comprimento mínimo de um metro, para que notebook, livros, cadernos e porta-canetas possam ser utilizados lado a lado sem precisar fechar um para abrir o outro. Já a altura ideal é entre 75 e 78 centímetros. Atenção também para as cadeiras com braços, que devem ter possibilidade de regulagem”, destacam Leticia e Flavia.

Além do conforto e da ergonomia, as Abaurre também sugerem apostar num visual atrativo. Para o ambiente de estudos, por exemplo, os tons leves de azul remetem à criatividade, enquanto os tons amarelos e dourados estão relacionados à confiança e autoestima. Os avermelhados e alaranjados trazem luz, alegria, otimismo e bom astral e, para finalizar, os tons de verde afastam o estresse e transmitem calma e tranquilidade.

Fale
Conosco
menuchevron-down