Arquitetura mais acessível por meio de projetos on-line

09 de janeiro de 2018 O avanço da tecnologia torna vários serviços mais acessíveis e com a arquitetura não é diferente. Seguindo a tendência crescente de e-commerce e marketplace, começam a surgir escritórios pelo Brasil que desenvolvem projetos exclusivos on-line.
  • foto
O avanço da tecnologia torna vários serviços mais acessíveis e com a arquitetura não é diferente. Seguindo a tendência crescente de e-commerce e marketplace, começam a surgir escritórios pelo Brasil que desenvolvem projetos de decoração usando exclusivamente o contato on-line com os clientes e o ambiente a ser decorado. Um deles é a Abaurre Arquitetura, com sedes no Rio de Janeiro (RJ) e em Vitória (ES), que tem à frente as arquitetas Flavia e Leticia Abaurre.

Focadas em inovação, as profissionais explicam que a dinâmica de atendimento é simples e tem início pelo site da empresa, com o preenchimento de um formulário que contém as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho. “A partir daí os dados são analisados pela equipe do escritório e os projetos são desenvolvidos por ambiente. A apresentação básica contempla as plantas baixas e vistas, mas o cliente também pode solicitar as especificações dos produtos e até imagens de perspectivas ilustrativas”, detalha Leticia.

O objetivo da dupla de arquitetas, que garante que é possível montar desde uma residência até espaços comerciais inteiros pela internet, é atender especialmente aqueles clientes que não têm tempo para encontros presenciais e são bem conectados. “Como já estamos habituadas a trabalhar on-line por termos escritórios em duas capitais, percebemos que é viável entregar este tipo de serviço com segurança e assertividade”, comenta Flavia. 

Por eliminar os deslocamentos até o cliente e o tempo gasto com reuniões, algumas inclusive desnecessárias, esse custo é deduzido do investimento no projeto on-line, tornando a modalidade bastante atrativa. Outro benefício é a agilidade, pois o tempo para desenvolvimento é menor do que no modelo tradicional de atendimento.

Leticia avalia que a iniciativa supre uma necessidade latente de diversificar e descomplicar as etapas de criação e entrega de projetos. “Mais da metade dos brasileiros realizam algum tipo de reforma sem contratar um arquiteto ou designer de interior, talvez por falta de conhecimento dos serviços ou por encontrarem dificuldades na escolha e contratação”, cita. 

Como nem tudo são somente flores, principalmente em se tratando de obra, a limitação está naqueles empreendimentos que exigem intervenções estruturais mais complexas de se resolver. “Nesses casos, a presença do profissional de arquitetura é fundamental”, finaliza Flavia.
Copyright ©2017 - Abaurre Arquitetura e Interiores LTDA
Design by: aldabra criação de website