Aconchego para viver e receber

10 de agosto de 2017 Projetar o próprio apartamento na capital do Espírito Santo, foi um desafio gostoso de cumprir para a arquiteta Flavia Abaurre e sua irmã Leticia Abaurre, que juntas conduzem a Abaurre Arquitetura, com escritórios no Rio de Janeiro e em Vitória.
  • foto
Projetar o próprio apartamento na capital do Espírito Santo, atendendo os gostos, as rotinas e as necessidades pessoais, do marido e dos dois filhos adolescentes foi um desafio gostoso de cumprir para a arquiteta Flavia Abaurre e sua irmã Leticia Abaurre, que juntas conduzem a Abaurre Arquitetura, com escritórios no Rio de Janeiro e em Vitória.
 
Localizado no charmoso bairro Enseada do Suá, o apartamento de 400m² é bastante utilizado para receber amigos dos pais e dos filhos, além de familiares. Como Flavia gosta de dizer: é uma casa de verdade. Por isso, integrar os ambientes funcionais e ter muito conforto nos espaços particulares eram desejos dos moradores.
 
O resultado revela composições planejadas para curtir momentos memoráveis. A sala de estar ganhou um espaçoso sofá em L em tom fendi claro, que traz uma elegância pontual e combina-se harmoniosamente com duas poltronas amarelas e outra listrada em tons neutros, além das almofadas nas cores azul, amarelo, verde e bege e de cortinas de linho e adornos modernos que personalizam o ambiente, como o vidro com rolhas de vinho. As arquitetas aproveitaram também a iluminação natural da morada, que é cercada por varandas e tem vista para as belas praias da Ilha.
 
Apaixonados por filmes e música, um aconchegante espaço para o home não poderia faltar. E ele ganhou um estiloso tapete de pele, sofá confortável e cortinas de linho padronizadas. As vigorosas e planejadas estantes de madeira organizam equipamentos de som e TV, acomodam delicadamente o frigobar e a adega de apoio e expõem adornos coloridos e cheios de história. “Os objetos deste espaço são muitos especiais. A maioria deles são presentes de amigos e familiares que viajam e lembram de mim”, destaca Flavia. Sistema de home theater embutido, refrigeração central e iluminação automatizados equipam o local, gerando mais conforto.
 
Também faz parte do ambiente integrado a sala de jantar. Aqui o destaque são as estantes azuis no estilo Asiático, que criam um contraste com os modernos pendentes. O espaço amplo e integrado, que abriga sala de estar, jantar e home, corresponde a 100m².
 
Devoção e amor
Nesse ambiente integrado não passa despercebido o pilar central do apartamento que abriga o cantinho da proteção da família. O lugar, que acomoda imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Jesus Cristo e olho grego, foi montado com presentes de amigos e clientes. Além de transmitir paz e proteção, Flavia conta que cada objeto tem uma boa história. E é nessa hora que nos lembramos de uma das frases mais famosas de Mahatma Gandhi “as religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcançaremos o mesmo objetivo? ”. A composição ficou discreta e charmosa para ser o local de orações dos moradores.
 
Lavabo apoia área integrada
O mobiliário amarelo e a moderna cuba quadrada valorizam a parede principal do lavabo social de 2,57 m², que apoia a área social integrada. Nesse local, as profissionais aplicaram um papel de parede floral em escala pequena na cor preta, com toque romântico para revestir as principais paredes. Por ser estreito, para dar sensação de amplitude, um espelho maior cobre uma das paredes e a parte superior à pia.
 
Atmosfera colorida
Ponto alto do apartamento, a cozinha tem 30m² cheios de personalidade. O tom amarelo da mesa de fórmica é o protagonista entre os elementos de design e decoração, como os azulejos inspirados em obras de arte barroca, moderna e renascentista. A bancada rústica de quartzo cinza completa a composição.
 
Lazer garantido
Partindo para as áreas mais intimistas da casa, um quarto de lazer foi preparado especialmente para os amigos dos filhos. A ideia neste espaço de 15m² é acomodar o grupo para momentos de jogos e convivência. Para acolher os adolescentes, as arquitetas optaram por um deck de marcenaria que funciona como sofá ou cama, com estofados de tecido. O espaço ainda conta com bancadas de estudos, TV, videogame e iluminação dimerizada para assistir filmes.
 
O espaço deles
Ambiente de descanso, estudos, criatividade e também de colecionadores. Afinal, os carrinhos e as medalhas chamam atenção nos quartos dos adolescentes de 12 e 15 anos. No espaço do filho mais velho, a parede de destaque foi revestida com papel de parede de barcos e as outras envolvidas em tons claros.
 
Já o quarto do filho de 12 anos, que também manteve a base neutra, ganhou detalhes em verde e parede principal revestida de papel de parede mapa mundi. Os destaques dos quartos, de 14m² cada, são as escrivaninhas, que permitem escrever com pincel especial, local estratégico para anotar lembretes e até resolver uma conta rápida de matemática, e o estiloso painel de marcenaria envolto da cama que também serve de revisteiro e livreiro. Coisas de mãe arquiteta!
 
Suavidade clássica
O trio de cores branca, bege e marrom ganha a cena na área de descanso do casal. A cama recebeu uma cabeceira de MDF com acabamento que imita couro, na cor café, sob iluminação acolhedora. O projeto luminotécnico ficou por conta de dois abajures peculiares que ficam acomodados sobre dois criados mudos que completam o estilo leve e gracioso desse dormitório.
 
Da suíte de 20m², foram reservados 7m² para o banheiro, que teve as paredes e chão revestidos com mosaico de vidro vidrotil, por ser antiderrapante. Do lado de fora da área íntima, uma espaçosa bancada dupla com cubas esculpidas. Para a iluminação, as profissionais optaram pelas arandelas, opção que deixa o cômodo mais intimista.
Copyright ©2017 - Abaurre Arquitetura e Interiores LTDA
Design by: aldabra criação de website